O QUE MAIS TE ENCANTA NO OCEANO?
O meu encanto pelo mar só cresceu com o passar dos anos e à medida que fui descobrindo o que realmente é a oceanografia e a grandiosidade do oceano. Eu escolhi essa carreira não apenas por querer trabalhar com animais marinhos, mas porque me fascina enxergar o mar sob diferentes perspectivas. É incrível entender as ondas, as particularidades de cada praia, e explorar o oceano profundo com um olhar técnico. Estudar as divisões que compõem a zona costeira e todos os processos que acontecem ali é essencial — não só para o equilíbrio do ecossistema, mas também para a vida humana.
UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE JÁ VIVEU NO MAR
“Em 2023 eu participei de uma expedição em um navio-escola da oceanografia para Abrolhos durante a temporada de baleias. Em um dos dias, tivemos a sorte de acompanhar um nascimento de uma jubarte e passamos o dia inteiro observando o filhote aprendendo a nadar, respirar, saltar... estamos muito ansiosos para ver em algum momento esse filhote retornar adulto aqui para as águas brasileiras."
UMA CURIOSIDADE SOBRE O MAR OU SOBRE A VIDA MARINHA QUE POUCOS SABEM
“A maior porcentagem de oxigênio do planeta vem do oceano. O oceano é muito mais do que a gente vê, são várias correntes e circulações que impactam de diferentes formas. Outra curiosidade que eu amo é sobre as baleias: os filhotes de baleias precisam engordar mais ou menos 4 kilos a cada hora, por mais que nasçam pesando uma tonelada, para conseguirem fazer toda a sua volta até a antártica. Muito incrivel, não é?”
O SEU MAIOR SONHO COMO OCEANÓGRAFA
“Hoje o meu maior sonho é trabalhar com baleias e golfinhos na perspectiva de um oceonógrafo, estudando esses animais incríveis não apenas de forma isolada, mas dentro do contexto mais amplo do ecossistema marinho. Quero entender cada vez mais como eles influenciam o oceano e, ao mesmo tempo, como são afetados por ele. Meu objetivo é conectar todos os fatores envolvidos — por mais distintos que sejam — e considerar a complexidade de um ecossistema que enfrenta ameaças constantes de extinção.”
O IMPACTO DE ESTAR SEMPRE EM CONTATO COM O MAR NA SUA VIDA
“Nem todo oceanógrafo vive embarcado, mas no meu caso, estar sempre em alto mar e em contato com a praia melhora a minha qualidade de vida fisicamente e mentalmente. O meu trabalho não me causa estresse, o que é algo muito raro hoje em dia. Ele é a minha zona de fuga, meu refúgio. É o momento em que eu desligo. Eu vi baleia no Rio de Janeiro pela primeira vez esse final de semana, por exemplo, e eu estava 100% presente no momento, saindo daquela adrenalina do dia a dia.”
UM GUIA DE PRODUTOS PARA UMA EXPEDIÇÃO EM ALTO MAR:
BONÉ TERRA
"Estar em alto mar é estar exposto ao sol
por muito tempo. O boné TERRA é a primeira
coisa que vem na cabeça para te deixar
protegida, com a visão íntegra e no estilo
de sempre. Reza a lenda que ele aumenta
as chances de encontrar baleias, golfinhos :)"
MEIA TAÇA CORALLI + LAÇO DUPLO
"Para combinar com o mar, nada mais justo
que vestir o clássico conjunto CORALLI
no tom de azul oceano. Além de te manter confortável e pronta para um mergulho ao
final da expedição."
BODY CRUZADO PRETO
"Fatalmente a peça que eu escolheria para
levar na mochila como reserva, caso mergu-
lhasse no mar e quisesse uma outra opção
seca e confortável para passar o resto do
dia. O body cruzado tem uma ótima susten-
tação, ao mesmo tempo que abraça o corpo,
além de super versátil. Já estaria pronta para qualquer programa pós expedição também."
- Nicole Rosalem De Felippes
Co-Founder da ENSEADA RIO